Lições de urbanismo

19 de agosto de 2013
Chegou às bancas das livrarias um dos melhores compêndios já publicados: “O Imaginário da Cidade no Pacto Socioambiental de um Plano Diretor Municipal: O planejamento urbano e a lei em Vila velha – ES – 1948/2008”, de autoria do arquiteto e professor de urbanismo Antonio Chalhub, um trabalho de fôlego, excelentes comentários apensados.

A questão brasileira não é a pobreza de sua sociedade, é a burrice de sua classe dirigente, que quer que o pobre continue pobre, para explorá-lo, fazendo a nação ser medíocre.

Vila Velha, com a audácia de alguns dos seus prefeitos, deu um surpreendente salto de urbanismo para o futuro, embora ocorra ali uma falência na infraestrutura. O caso dos alagamentos é u ma tragédia periódica e não tem solução, porque esqueceram de levantar a grade das ruas e avenidas, o que dificultou o escoamento das águas das chuvas.

Aos empurrões, sem um estudo sério da ocupação urbana, ficamos discutindo se preservamos coisa antiga ou coisa velha, quando na verdade não temos muita coisa antiga a preservar. Vila velha guarda o maior patrimônio histórico do Espírito Santo, o Convento da Penha. A capital do Estado, Vitória, tem pouco a preservar – O Palácio Anchieta (carregando uma grande deformação na sua arquitetura externa), o Convento de São Francisco, a Igreja de Santa Luzia e algumas casas do Parque Moscoso, que marcam uma época não muito distante. O resto, é casario velho, sem uma definição arquitetônica.

Estudioso das questõe s do urbanismo, viajado, buscando sempre enriquecer a profissão de arquiteto, que é um dos melhores que temos, o professor Chalhub reuniu toda legislação urbana do município de Vila Velha, de 1948 a 2008, um trabalho perseverante, incansável, compilando todas as leis e regulamentos do município, uma excelente contribuição para o presente e o futuro, levando-se em conta ainda que no Estado não teve um urbanista, um estudioso da arquitetura, que reunisse, para quem se interessar, a legislação urbana de um território, mostrar o que existe.

Dentro das concepções do arquiteto e urbanista Antonio Chalhub, Vila Velha se projeta para o futuro como uma importante cidade não só pelo espaço disponível para sua expansão, mas pela coragem, o arrojo daqueles que tem coragem de investir na constru& ccedil;ão de importantes empreendimentos.

Responsável pelo último estudo do Plano de Desenvolvimento Urbano de Vila Velha, professor Chalhub nos dá, com seu trabalho, uma aula de seriedade e vontade de servir.

Foto da vista aérea de Vila Velha/ES:  
http://www.flogao.com.br/costarosa/16379197

COMENTAR

COPYRIGHT© 2007-2014 Don Oleari Ponto Com - Todos os direitos reservados - aldeia verbal produções e jornalismo - CNPJ: 15.265.070/0001-49